Ah, os empréstimos... Eles parecem uma solução fácil e rápida para adquirir bens, produtos, serviços ou, até mesmo, para quitar dívidas já existentes. Afinal, quem é que gosta de esperar e se enrolar mais ainda com as contas?
Guardar dinheiro, se planejar financeiramente, tudo isso parece muito chato, difícil e demorado. E é aí que surgem os empréstimos, sedutores, parecendo uma ótima opção para ter o dinheiro na mão, comprar e quitar dívidas já existentes...
Inclusive, uma pesquisa mostrou que os brasileiros tem feito muitos empréstimos: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6 milhões de pessoas pediram empréstimos durante a pandemia no Brasil.
Mas agora é a hora em que te damos uma triste notícia: os empréstimos consignados e pessoais são um tipo de crédito fácil, mas eles têm como função te tornar escravo do trabalho e pagador de juros.
E sabe quem fica feliz com isso? Os bancos, que lucram muito!
Mas, calma! Tem como se livrar da bola de neve dos empréstimos com parcelas atrasadas, dos juros abusivos dos bancos e, ainda por cima, sem abrir mão do seu conforto e estabilidade financeira.
Continue lendo, pois vamos contar tudo que os bancos não querem que você saiba!
Tipos de empréstimo
Você deve estar se perguntando: “como assim o empréstimo é um crédito fácil que me torna escravo do trabalho?”
Vamos explicar! Mas, para que você entenda, antes vamos contextualizar.
Existem alguns tipos de empréstimos disponíveis no mercado. Os mais comuns para pessoas físicas, são:
•Empréstimo pessoal: nessa modalidade, muito usual, o contrato é feito de forma direta entre o banco e a pessoa que solicita o empréstimo;
•Empréstimo pessoal com garantia: semelhante ao explicado acima, mas aqui o banco usa algum bem de quem solicita o empréstimo como garantia;
•Empréstimo consignado: aqui, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou da aposentadoria de quem fez o empréstimo.
Em resumo: empréstimo é sempre pegar dinheiro emprestado do banco, o que muda é a forma como você pagará e que garantias o banco terá ao te emprestar esse dinheiro.
Por que os empréstimos existem?
Os empréstimos bancários existem há séculos. Especialistas apontam que esse ato, de instituições emprestarem dinheiro, surgiu com um propósito: criação ou expansão de negócios.
E, quando os empréstimos são feitos com a finalidade de criar ou expandir um negócio, podem ser ótimas soluções. Sabe por quê? Porque quando um empresário faz um empréstimo, ele compara a taxa de juros que pagará com o retorno esperado do investimento que ele terá (ou, ao menos, deveria fazer isso).
Se esse empresário conclui que pegar o dinheiro emprestado trará lucros para ele, mesmo que ele pague juros aos bancos, é um ótimo negócio!
O grande problema é quando os bancos emprestam dinheiro para pessoas físicas, que fazem empréstimos para adquirir bens ou quitar dívidas...
O empréstimo pessoal te torna escravo do trabalho
Agora chegou a hora de explicarmos porque é que estamos falando que o empréstimo é um crédito fácil que te torna escravo do trabalho.
A resposta é simples: cada vez que uma pessoa física faz um empréstimo para consumo (e não para investir em um negócio), ela diminui as próprias chances de construir riqueza, ou seja, juntar dinheiro.
E, ainda por cima, além de não conseguir juntar dinheiro, a pessoa que fez empréstimo aumenta a riqueza de quem lhe emprestou o dinheiro, ou seja, os bancos!
Diz para a gente: que sentido faz você pagar juros (ou seja, pagar mais do que algo vale) para adquirir qualquer bem material?
Vamos exemplificar.
Pare e pense por um momento: digamos que você fez um empréstimo para comprar um produto ou quitar uma dívida já existente. A partir desse momento, você contraiu uma dívida muito maior...
Você faz empréstimo > Dívida é gerada > Você precisa de dinheiro para pagar a dívida > Você precisa trabalhar para ganhar dinheiro > Você não pode parar de trabalhar
Assim, você vira um escravo do trabalho, porque passa a trabalhar para pagar juros ao invés de gastar com você!
E é pior ainda quando você faz um empréstimo para pagar outra dívida: você acaba trocando seis por meia dúzia, e continua devendo...
Como se livrar das dívidas dos empréstimos e dos juros abusivos
Se você chegou até aqui e está pensando: “mas agora eu já fiz um empréstimo, já me enrolei com o banco e já estou sendo cobrado com juros enormes...”
Calma! Tem como resolver.
Aqui, na Resoluty Consultoria, nós somos especialistas na resolução desse tipo de problema.
Estamos há 12 anos no mercado e fazemos negociação de dívidas bancárias com bancos e instituições financeiras. Mais de 7437 pessoas que sofriam com dívidas, como você, já passaram por aqui e conseguiram quitar essas dívidas com reduções incríveis e sem ter que pagar juros abusivos para os bancos.
Ah, e tudo isso com muita segurança, porque aqui na Resoluty possuímos um Selo de Transparência, concedido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.
Para conversar com um dos nossos consultores especialistas em redução de dívida bancária de empréstimos, basta clicar aqui. O contato é feito online, então, você pode falar conosco de qualquer lugar do Brasil!